quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Consumismo.




Na atual sociedade somos coagidos a consumir mesmo que não precisemos de determinado produto. Os meios de comunicação estão constantemente dizendo: Você precisa ter, precisa comprar. Estamos em uma crise onde, as pessoas precisam ter, para ser, e assim serem aceitas. Esse consumo produz carências e desejos (materiais e simbólicos) que necessitam ser saciados. Passamos a ser julgados e avaliados, pelo que vestimos ou calçamos, pelo carro que compramos, pelo computador e celular de ultima geração com funções inimagináveis no qual possuímos; ou seja, ou estamos no padrão, ou seremos excluídos. O próprio indivíduo passa a se auto-avaliar pelo que tem e pelo que consome. Mas é muito difícil estabelecer o limite entre consumo e consumismo, pois se sabe que a definição de necessidades básicas e supérfluas está intimamente ligada às características culturais da sociedade e do grupo no qual estamos inseridos. O que é básico para uns pode ser supérfluo para outros e vice-versa.

Existe um ciclo vicioso onde o individuo trabalha pra ostentar ou manter o nível de consumo, afetando sua vida familiar e sua qualidade de vida, pois para “ter”, abre-se mão de dedicar tempo ao lazer, ou outras atividades e relações sociais;Onde a felicidade e a qualidade de vida têm sido cada vez mais associadas e reduzidas às conquistas materiais. Até mesmo o tempo livre e a felicidade se tornam mercadorias que alimentam este ciclo.

Sabe-se que o consumo é o lugar de conflitos entre as classes, originados pela participação desigual na estrutura produtiva, ganham continuidade, através da desigualdade na distribuição e apropriação dos bens. Atualmente somente 20% da população mundial, que habita principalmente os países afluentes do hemisfério norte, consomem 80% dos recursos naturais e energia do planeta e produz mais de 80% da poluição e da degradação dos ecossistemas. Enquanto isso, 80% da população mundial, que habitam principalmente os países pobres do hemisfério sul, ficam com apenas 20% dos recursos naturais. Cada vez que, mais matérias de consumo são fabricadas, mais os recursos naturais são utilizados. Como podemos retirar da natureza, sem repor e pensar que tudo irar se resolver?Se há consumo, há lixo, e para onde vai todo esses resíduos?

Diante de tal polemica, o atual consumismo, chamado por muitos de a “seta dourada”, tem sido o grande responsável por grandes problemas enfrentados em todo planeta. Para que os países do hemisfério sul atingissem o mesmo padrão de consumo médio por um habitante do hemisfério Norte, seriam necessários, pelo menos, mais dois planetas Terra, para dar conta de tanto “capricho”.Portanto faz-se necessário, que a sociedade compreenda e procure distinguir o que é essencial, e o que é importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário